domingo, 3 de fevereiro de 2008

6º Encontro: Quaresma e Ano Litúrgico

Realizado no dia 03/02/08.
Objetivo: Refletir sobre a Quaresma, tempo litúrgico que iniciaremos nessa quarta-feira de Cinzas e orientar sobre o que é o Ano Litúrgico.

Na oração inicial, falamos sobre as Bem Aventuranças e Lemos carta de Dom Bosco, grande evangelizador de jovens. Confira abaixo:

Carta de Dom Bosco à Juventude

A primeira artimanha do demônio consiste em persuadi-los de que o serviço de Deus exige uma vida triste, sem nenhum divertimento ou prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer quais são os verdadeiros divertimentos e prazeres para que vocês possam exclamar como o santo profeta Davi: "Sirvamos ao Senhor na santa alegria".
A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-los conceber a falsa esperança de uma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram prender por esta mentira. Quem nos garante que chegaremos à velhice? Mas a vida e a morte estão entre as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel-prazer.
E mesmo se Deus lhes concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: "o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte". Ou seja, se jovens começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna.
Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão por toda a nossa vida, até a morte. Triste prelúdio a uma eternidade terrível.
Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresento um método de vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bom cidadãos da terra, em seguida felizes habitantes do céu...
Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam jovens para que eu os ame extraordinariamente. Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos pelas pessoas mais virtuosas e sábias em muitos pontos, mas, dificilmente, vocês poderão encontrar alguém que os ame mais do que eu, em Jesus Cristo, e lhes deseja mais a felicidade.
Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, tornar-se-ão os homens mais infelizes do mundo. Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade.
Vivam contentes e que o Senhor esteja com vocês. Seu muito afeiçoado em Jesus Cristo''.
Dom Bosco, presbítero

6 comentários:

Anônimo disse...

Oie pessoal!!
Meus Catequistas eu fikei com falta no 5° encontro... Mas eu fui pro Summer Beats...
Não tinham falado q quem fosse pro Summer não iria fik com falta?
Pq eu fikei com falta então?
Plz arrumem isso pra mim.
BjOsss

Anônimo disse...

Bom.. eu me crismei na turma passada, e acho que o Crisma é uma otima oportunidade para os jovens de hoje em dia, agradeço a Deus por ter conhecido pessoas como meus catequistas que todos são algo importante em minha vida, e é por este motivo que sinto uma mega admiração por eles!!!

Anônimo disse...

Olá, Grace!
Coloquei uma observação no lugar da falta do 5º encontro. Bem lembrado, passaremos uma lista no próximo encontro para sabermos quem foi ao Summer Beats e assim, retirar as faltas.

Obrigada a todos que estão divulgando e utilizando nosso blog. É isso aí pessoal!

Bjos,
Leticia

Anônimo disse...

Nossa!! Bligado msm!!
Pois fikei assustada com essa falta!!
BjOs!
Ate o proximo encontro!
:D

Princezinha Jade disse...

Diva querida,
Sua foto ja esta no meu album!!!É so ir la e conferir:

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=18146133738510862637&aid=1202642708

A foto do Thiago eu acho melhor esperar a permição dele!!!

Zemilton,
Obrigada pelo elogio do comentario anterior e quero q saiba qeu vou colocar o link do blog da crisma no meu perfil do orkut para divulgar!!!A proposito sa be o Sula?Filho do Bigode dos ônibus?Ele é meu tio e o Bigode meu avô eles mandaram um forte abraço para vc!!!

beijos para todos!!!!

Jade

Zemilton disse...

Oi Jade,
Fico feliz de saber que vc é sobrinha do Clayton (Sula), sua família é maravilhosa.
Um gde abraço prá todos
E espero que vc esteja curtindo os encontros de crisma...
Continue nos ajudando na divulgação.

Paz e Bem
Zemilton